quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ÁGUAS CLARAS-DF

Esta Comunidade foi criada com o objetivo de arregimentar todos os moradores, construtores e simpatizantes de Águas Claras, visando a preservação do seu parque Se você concorda com esta iniciativa dê o seu recado.

O SUCESSO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE ÁGUAS CLARAS, DEPENDE DA SUA ORGANZAÇÃO SOCIAL E DA PRESERVAÇÃO DO SEU PARQUE ECOLÓGICO.

Através do Decreto N° 26.986, de 10 de julho de 2006, a governadora do DF criou o Programa de Adoção de Parques, objetivando unir esforços do Poder Público com a iniciativa privada e grupos sociais organizados para implantação, conservação e manutenção de parques e Unidades de Conservação do Distrito Federal, com vistas a garantir a participação da sociedade civil organizada e das pessoas jurídicas no processo de gestão ambiental, ampliando a conscientização ecológica.

Brasília foi planejada para ser a cidade mais limpa e organizada do mundo, ou seja: sem congestionamento de trânsito, sem fiação exposta, com seu código de edificações sendo obedecido rigidamente, sem mendigos nem meninos e meninas de rua, sem invasões de terras, sem lixo exposto, sem desemprego e sem problemas de preservação ambiental.

A Brasília idealizada por Lúcio Costa, que previa ser a cidade com maior Qualidade de Vida, se não ostenta esse status com relação ao mundo, ainda o sustenta com relação ao Brasil, mas as ameaças internas e externas já comprometem essa posição privilegiada se não houver uma intervenção da sociedade local.

Como ainda não temos a cultura, enquanto sociedade, de fazer esse tipo de intervenção, com vistas a se ver Brasília sob uma administração moderna, podemos nos transformar em parceiros do Poder Público para evitar que mais ações desastrosas aconteçam, transformando Brasília num amontoado de palácios cercados de favelas como a grande maioria das metrópoles no mundo.

MAS, QUAL É A VISÃO MODERNA DE DESENVOLVIMENTO URBANO?

A cidade moderna tem que ser fruto do trabalho coletivo de uma sociedade. Nela se materializa a história de um povo, suas relações sociais, políticas, econômicas e religiosas. Sua existência ao longo do tempo é determinada pela necessidade humana de se agregar, de se interrelacionar, de se organizar em torno do bem-estar comum; de produzir e trocar bens e serviços; de criar cultura e arte; de manifestar sentimentos e anseios que só se concretizam na diversidade que a vida urbana proporciona.

Inicialmente, é de se verificar a impossibilidade de pensar-se na cidade sem associá-la a pessoa que nela mora, o seu habitante. O cidadão ao decidir fixar residência em determinada cidade o faz no propósito de poder, interassociando-se com as demais pessoas que nela habitam, obter a realização das suas necessidades básicas e desenvolver-se em direção à conquista das suas aspirações pessoais, juntamente com sua família. O objetivo principal da ação governamental nas cidades deve ser, pois, o de possibilitar a realização destes sonhos coletivos.

Os sonhos do cidadão não se realizarão, entretanto, se ele permanecer apático, como mero espectador da vida da cidade, recusando-se a participar, sugerir, exigir, denunciar e a exercer, enfim, na sua plenitude, não só os seus direitos, como, também, os deveres de cidadão, se este exercício lhe for negado e não incentivado.

Quem pode participar do PAP: quaisquer entidades da sociedade civil, Associação de Moradores, Clubes de Serviços, Organizações Não-Governamentais e pessoas jurídicas legalmente constituídas.

De que maneira poderemos então participar de forma organizada do processo de gestão.

– criando a Associação dos Amigos do Parque.

– adquirindo uma consciência sobre associativismo.

– criando uma consciência sobre desenvolvimento sustentável.

PARA REFLETIR

Quando cortas uma flor para ti,

começas a perdê-la...

porque murchará em tuas mãos

e não se fará semente

para outras primaveras.

Quando aprisionas um passarinho para ti,

começas a perdê-lo...

Porque não mais cantará

no bosque para ti

nem criará outros passarinhos

em seu ninho.

Quando guardas teu dinheiro

começas a perdê-lo...

porque o dinheiro não vale por si,

mas pelo o que com ele se pode fazer.

Quando não arriscas

tua liberdade para tê-la,

começas a perdê-la...

porque a liberdade que tens se comprova

quando te atiras optando e decidindo.

Quando não deixas partir o teu filho

para a vida, começas a perdê-lo...

porque nunca o verás

voltar para ti livre e maduro.

Lembre-se sempre : Não existe preço

para a Liberdade , mas uma belíssima

recompensa para quem a utiliza com

desprendimento de alma ...

Precisas ter para sempre , junto à ti, a Fidelidade daqueles

que, livres dos grilhões , se comprazem em

serem seus eternos admiradores !

Quem Ama ... Liberta com a certeza

da volta espontânea ao aconchego !

Aprende no caminho da vida

a paradoxal lição da experiência:

Sempre ganhas o que deixas

e perdes o que reténs...

Parque Águas Claras - DF

www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30832289